24 de janeiro de 2019
O Que Faz um Cuidador de Idosos?
A piramide demográfica brasileira passa, atualmente, por um processo de transição para o Regime Demográfico Moderno (RDM). Diante dessa mudança, a população idosa vem crescendo significativamente. A transição demográfica, entretanto, atinge diretamente essa "entidade", reduzindo drasticamente a sua capacidade de prestar apoio a seus membros idosos. A redução da taxa de fecundidade trouxe profundas modificações na estrutura familiar. O número de filhos está cada vez menor e as demandas familiares são crescentes, limitando a disponibilidade dos pais de cuidarem de seus filhos quanto dos filhos de cuidarem de seus pais.
Dentre os 7 "Is" da Geriatria tem-se a Insuficiência Familiar, a qual limita as possibilidades de cuidado adequado às pessoas com grandes síndromes geriátricas, como a incapacidade cognitiva, instabilidade postural, imobilidade e incontinência esfincteriana.
Dessa forma, a profissão de Cuidador(a) de Idosos é fundamental. O cuidador deve dar banho, trocar fralda, se necessário, trocar a roupa, ajudar na hora de tomar os remédios e outros afazeres que devem ser determinados pela família. Esta profissão somente adéqua-se à pessoas que realmente vão ter a paciência e tranquilidade para lidar com uma pessoa que precisa de atenção e demais cuidados 24 horas.