O "Maio Vermelho" - Hepatites

30 de maio de 2019

O

O "Maio Vermelho" tem como objetivo principal informar sobre a hepatite, uma doença geralmente assintomática, o que dificulta o diagnóstico precoce. Além disso, quanto mais tardiamente acontece o tratamento, maiores são os riscos de desenvolver doenças mais graves, como câncer de fígado - que tem 60% dos casos ligados às hepatites virais B e C - e cirrose hepática.

Segundo a OMS o número de mortes causadas pelas hepatites virais já ultrapassou as do HIV: cerca de 1.340.000 portadores de HIV morrem anualmente, contra 1.750.000 óbitos em decorrência de complicações de hepatites.

Dado o exposto, questiona-se: como se adquire Hepatite? hepatite A, ou hepatite infecciosa, é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (HAV), cuja transmissão se dá por via fecal-oral, ou seja, ingestão de alimentos e/ou água contaminadas. Já a hepatite B, ou soro-homóloga, é causada pelo vírus B (HBV). Por ser transmitida através do sangue e outros fluídos corporais de pessoas infectadas, ela é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), vale citar que a transmissão pode ser vertical, isto é, da mãe para o feto, seja durante a gestação, parto ou amamentação. A hepatite C apresenta transmissão semelhante à B, contudo, homens que estejam infectados pelo vírus HIV, a hepatite C é um considerada um enorme risco. Se a infecção persistir por mais de seis meses, o quadro pode evoluir para hepatite crônica – comum em 80% dos casos. Por fim, a hepatite D apresenta transmissão semelhante à B e C.

Cadastre-se