COMER ALIMENTOS RICOS EM ANTIOXIDANTES
Há quase um consenso universal entre os médicos e pesquisadores de que determinados alimentos nutrem o cérebro, auxiliando no declínio da perda de memória. O cérebro é o alvo preferencial dos radicais livres, esses que se formam no organismo quando recebemos oxigênio assim que respiramos. Alguns dos problemas que os radicais livres trazem ao organismo são danos ao romper as membranas celulares, dificultar a comunicação entre os neurônios e causar mutações no DNA. É ai que entram os antioxidantes, soldados moleculares que se espalham no cérebro procurando e exterminado os radicais livres. E onde é possível encontrar os antioxidantes? Em alguns alimentos, especialmente em frutas, legumes e verduras.
De acordo com pesquisadores do Instituto Rush para o Envelhecimento Saudável, em um grupo de idosos, comer três porções de verduras e legumes por dia diminuiu a taxa de perda de memória em 40%, em comparação com quem comeu menos de uma porção diária. Um estudo da Universidade de Harvard com idosas mostrou que verduras folhosas (espinafre, couve e alface) tinham grande poder antioxidante para preservar as funções cognitivas.
Os alimentos que mais contem antioxidantes são: Tomates, crucíferas, verduras escuras, frutas, azeite, nozes e peixe. Nunca perca uma oportunidade de nutrir o seu cérebro de antioxidantes. Uma média de 9 porções diárias seriam a quantidade ideal, porém, até uma mordidinha já faz grande diferença.
Abaixo deixamos uma lista de frutas e legumes com alto teor de antioxidantes.
Cuidamos bem, pois existe muito amor no que fazemos ♥
- Framboesa Preta
- Alcachofra
- Ameixa Seca
- Ameixa
- Amora
- Alho
- Framboesa
- Morango
- Cereja
- Figo
- Repolho Vermelho
- Maça (com casca)
- Alface Roxa
- Pera (com casca)
- Aspargo
- Batata Doce
- Brócolis
- Laranja
- Abacate
- Uva vermelha
- Rabanete
- Espinafre