A hérnia de disco é resultado do desgaste dos discos intervertebrais, comprimindo as raízes nervosas que emergem da coluna, provocando dor intensa, sensação de queimação ou de dormência.
O disco vertebral é uma estrutura de fibrocartilagem que serve para evitar o contato direto entre uma vértebra e outra, e amortecer o impacto.
Há 3 tipos de hérnia de disco, basicamente:
- Hérnia de disco protusa: é o tipo mais comum, quando o núcleo do disco permanece intacto, mas já há perda da forma oval;
- Hérnia de disco extrusa: quando o núcleo do disco encontra-se deformado, formando uma 'gota';
- Hérnia de disco sequestrada: quando o núcleo está muito danificado e pode até mesmo se dividir em duas partes.
A principal causa da hérnia de disco é a má postura no dia a dia, e o fato da pessoa não ter cuidado ao levantar e carregar objetos muito pesados. Assim é comum que as pessoas que trabalham como servente, pintores, empregada doméstica, motoristas e pedreiros, desenvolvam discopatia ou hérnia de disco, por volta dos 40 anos de idade.
#herniadedisco #coluna #dornascostas #tramento#medicamentosidosos #idosos#enfermagemdomiciliar #ritamegaenfermagem#cuidadoresdeidosos #homecare#cuidadoresdepessoas #geriatria #fisioterapia #fisio#terapiaocupacional #geronto #gerontologia